Sobre a Raça Gatos Siberianos

Sobre a Raça

Também Conhecido como o Gato da Floresta

Eles Surgiram Sem Intervenção Humana! 

Gatos de Origem Russa

A Sua Origem é da Sibéria na Russia

Temperamento Sociável:


Amoroso, tranquilo, amigável, brincalhão. A inteligência é um dos seus pontos fortes, Muito sociável, carinhoso, super apegado aos seus donos, não gosta de passar muito tempo sozinho. Tende a se dar bem com todos, incluindo crianças, cachorros e outros gatos, embora ele as vezes possa suspeitar um pouco dos convidados até se acostumar com eles. Ele vai gostar de segui-lo quando estiver em casa e cumprimentá-lo alegremente quando você chega. Gatos siberianos são extremamente ágeis, como outros gatos da floresta, eles são escaladores e saltadores maravilhosos. Mas mesmo parecendo gatos selvagens, eles são incrivelmente amigáveis, brincalhões, gentis, amorosos e entusiasmados.


Um de seus pontos fortes é a inteligência. Eles gostam de participar de atividades familiares e são capazes de imitar o que as pessoas ao seu redor fazem. Eles entendem perfeitamente o tom de voz e as mensagens claras. É por isso que é recomendado falar com eles. Eles são sempre comparados aos cães porque eles respondem imediatamente quando chamados pelo nome.

​​​​​​​

Embora não requeiram tanta atenção quanto os cães, seu caráter leal, familiar e participativo os faz querer estar cercados de pessoas. É importante não deixá-los sozinhos por longos períodos de tempo, pois sentem falta de sua família. Ao contrário da maioria das outras raças de gatos, os siberianos gostam muito de brincar com a água.

Características Principais

Fisico: Ossatura forte e musculoso, pescoço grosso, peito largo, corpo em proporção para criar uma aparência retangular não muito longo, pernas fortes de comprimento médio, patas grandes e arredondadas com tufos de pelos entre os dedos, rabo espesso e de tamanho médio, orelhas de tamanho médio bem abertas na base e pontas arrendondadas com tufos de pelos no interior.


Tamanho: Os machos adultos pesam entre 5 e 8 kg, enquanto as fêmeas tendem a pesar entre 4 e 6 kg. No entanto tamanho não deve ser a característica a ser buscada em gatos siberianos, pois o mais importante de tudo é a saúde física. Os gatos siberianos tem desenvovimento muito lento, atingem sua plenitude somente aos 5 anos.


Pelagem: semi-longa abundante no invern‌o, menos densa e mais curta no verão. Apesar da sua elevada densidade, é fácil cuidar do seu pelo, basta uma escovação semanal. na época da troca de pelos recomenda-se a escovação diária para auxiliar a remoção dos pelos mortos e evitar bolas de pelos no gato, na casa e no estômago do gato, visto que ele ingere grande quantidade de pelos ao se lamber.


Cores: Os gatos siberianos têm uma grande variedade de cores, podendo apresentar todas acores de gatos exceto as cores  chocolate, canela (cinnamon), lilás (lillac) e palha (fawn). Há uma variedade chamada Neva Masquerade que apresenta cor semelhantes aos gatos siameses, com as pontas do corpo em cores mais escuras (focinho, orelhas, rabo e patas). A Federação Felina Internacional (FIFe) considera Neva Masquerade como uma raça específica separada dos siberianos tradicionais.



Se Você se sente está preparado(a) para ter um Gato Siberiano, a hora é agora!

Faça contato para obter mais detalhes sobr como ter um Gato Siberiano

Ele Surgiu Sem Intervençao Humana

Os gatos siberianos eram altamente valorizados na Rússia czarista (1853-1917) quando não eram apenas mantidos em companhia, mas também porque eram excelentes caçadores, eles controlavam o controle das pragas dos ratos. Contudo não se tornaram largamente populares até a queda da União Soviética.


Durante a era comunista, manter animais de estimação foi proibido. No entanto, alguns agricultores conseguiram mantê-los escondidos. Eles viviam como gatos selvagens, o que explica suas origens naturais ao ar livre.​​​​​​​

Gatos siberianos são originários das áreas florestais da Rússia e recebem o nome do lugar em que habitavam, a fria Sibéria, no entanto, há evidências de que eles viveram em outras áreas próximas, eles também são chamados de “gatos da floresta”.

​​​​​​​

Em comparação com outras raças, a origem do gato siberiano não é particularmente bem documentada, acredita-se que eles tenham aparecido há mais de 1000 anos a partir do cruzamento de gatos selvagens que viviam em florestas siberianas e gatos russos o que pode explicar por que a raça é tão saudável e não há defeitos congênitos.


​​​​​​Em 1990, os gatos siberianos deixaram seu país de origem pela primeira vez. No entanto, não foi até 1997 que esta raça magnífica foi reconhecida pela Federação Internacional Felina (FIFe). Desde então, seu prestígio e popularidade aumentaram em todo o mundo não apenas por sua grande beleza, mas também pela inteligência. Esta raça é particularmente popular na Rússia, nos EUA e na Alemanha.


Uma das principais razões pelas quais os gatos siberianos se tornaram tão populares é porque são hipoalergênicos. Eles produzem baixos níveis de proteína FelD1, e é por isso que mais de 80% das pessoas alérgicas a gatos não são realmente alérgicas (ou muito menos alérgicas) a essa raça específica.